22.7.11

Imprensa europeia reage com optimismo prudente ao acordo europeu

in Jornal de Notícias

A Imprensa grega debate a semântica de "bancarrota seletiva", enquanto a imprensa alemã elogia o papel de Merkel, pela positiva, na aprovação do segundo plano de resgate à Grécia concluído na quinta-feira. Inglaterra e França reagem com prudência.

A imprensa alemã dá, esta sexta-feira, grande destaque à cimeira europeia que aprovou na quinta-feira um novo pacote de ajuda à Grécia e outras medidas para estabilizar a moeda única, sublinhando a liderança de Angela Merkel neste processo.

"Merkel cunhou o euro", diz o "Tageszeitung", matutino da esquerda ambientalistas e revolucionária, normalmente crítico em relação à chefe do governo democrata cristã

O segundo plano de resgate à Grécia concluído na quinta-feira, em Bruxelas, é um "passo de bebé na direcção certa", lê-se hoje no diário The Guardian, enquanto que o Independent diz que "ainda não é suficiente", sublinhando as reservas da imprensa britânica.

"Pela primeira vez desde que a crise da dívida soberana surgiu, a elite dos dirigentes da Zona Euro mostrou que realmente percebe", elogia o Guardian em editorial. Questionando se o acordo será suficiente para por um fim no pânico na Europa do sul, admite que "provavelmente não".

A imprensa francesa salienta, esta sexta-feira, depois da cimeira extraordinária de líderes da Zona Euro em que ficou acordado um novo plano de ajuda à Grécia, um certo alívio temperado por dúvidas em relação à recuperação da crise que a Europa atravessa.

"Será este novo plano suficiente? A Grécia levará forçosamente muito tempo a recuperar", questiona o "France Soir".

A imprensa e a blogosfera gregas receberam a aprovação do segundo plano de ajuda à Grécia em Bruxelas com artigos explicativos e um debate semântico sobre "bancarrrota seletiva".

Os jornais de Atenas noticiam o plano de ajuda como "um colete salva-vidas para a Grécia e o euro", como o diário Ethnos, conotado com as posições do centro-direita.