26.7.11

"Idosos devem ficar em casa de familiares"

in RR

Dia Nacional das Avós, que se assinala desde 2003, passa por uma missa campal de homenagem à promotora deste dia.

Idosos devem ficar em casa de familiares, defende presidente da FITI
A Federação das Instituições da Terceira Idade (FITI) considera que sai mais em conta manter os mais idosos em casa de familiares do que em lares. José Batalha, presidente da FITI, não tem dúvidas que “institucionalizar um idoso é seguramente mais caro”. “Esse dinheiro pode ser utilizado para pagar a alguém que faça companhia durante o dia ao seu idoso”, acrescenta.

José Batalha defende que os problemas do envelhecimento devem marcar a agenda política e pede ainda “que haja, por parte do Estado, o reconhecimento destas verbas em sede de dedução fiscal”.

"Avós são uma força viva", lembra pároco da Sé de Lisboa
A data também é assinalada na Igreja Católica. O Santuário de Fátima assinala esta festa litúrgica na Igreja da Santíssima Trindade com a consagração dos avós a São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria, avós de Jesus. “Esta celebração ajuda a valorizar a importância dos avós”, refere o cónego Luís Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa. Os avós “são uma força viva, um testemunho, um garante de toda uma tradição”, acrescenta.

Homenagem à promotora do Dia dos Avós

Homenagear quem lutou pelo dia dos avós. Reportagem de André Rodrigues
O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, celebra esta terça-feira uma missa campal onde devem participar cerca de três mil avós. A cerimónia pretende homenagear Ana Elisa Couto, a mulher que em 1986 começou a defender a instituição deste dia. A missa está marcada para as 11h30 e realiza-se no Parque da Cidade de Penafiel.

Um dia dos avós científico.
Outra forma de assinalar o dia pode passar por experiências científicas. Avós e netos estão convidados a participar em duas experiências na ‘Science4you’, empresa de actividades cientificadas sedeada no campus da Universidade de Lisboa. “Vão aprender a produzir um pega-monstros”, explica Daniela Silva, coordenadora da empresa, e vão também fazer uma flor, para oferecer às avós.