29.7.11

Procura de crédito à habitação diminuiu "consideravelmente"

in Jornal de Notícias

A procura de empréstimos para a compra de habitação diminuiu "consideravelmente" no segundo trimestre deste ano, um fenómeno que aconteceu a par de um "agravamento" das condições de concessão de crédito, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.

"A procura de empréstimos para aquisição de habitação terá diminuído consideravelmente no segundo trimestre de 2011", disse o Banco de Portugal (BdP), a partir dos resultados do inquérito a cinco bancos sobre o mercado de crédito.

Ainda de acordo com o supervisor bancário, foram três as razões principais a contribuir para este cenário: "deterioração das perspectivas para o mercado de habitação, diminuição da confiança dos consumidores e aumento das despesas de consumo não relacionadas com a aquisição de habitação".

Além disso, ainda que em menor grau, os bancos também consideraram que "o recurso a outras fontes de financiamento" pelos particulares contribuiu para a queda da procura de empréstimos para a compra de casa.

Este fenómeno coexistiu com o "agravamento" dos critérios para aceder a empréstimos à habitação pelos particulares no segundo trimestre face ao período anterior.

Esta atitude dos bancos está relacionada com o "aumento do custo de financiamento e restrições de balanço das instituições, bem como por uma deterioração das expectativas associadas à actividade económica em geral e ao mercado imobiliário", afirmou a instituição liderada por Carlos Costa.