25.7.11

Portugal pode produzir 280 milhões de ouro

in Diário de Notícias

A corrida ao ouro já chegou a Portugal, com empresas internacionais prontas para começar explorações no Continente, onde estão activas cinco prospecções de ouro, sendo que nos próximos meses duas delas vão iniciar a exploração. A previsão é que nos próximos dez anos permitam a exportação de 280 milhões de euros daquele metal precioso.

Em estado mais avançado está o projecto da exploração em Boa Fé, Montemor-o-Novo, que a multinacional canadiana Colt admite ter capacidade produtiva, numa extensão de 30 quilómetros, tendo já a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) o processo administrativo "totalmente fechado".

Mais a norte, em Vila Pouca de Aguiar, a Gralheira/Jales, última mina de ouro portuguesa e encerrada já em 1992, prepara-se para abrir de novo portas, depois de encontrados vestígios num novo local daquela mina, que permitem uma primeira exploração de 2347 quilos de ouro e 9482 quilos de prata.

Ainda há poucos dias, outra empresa canadiana anunciou ter descoberto ouro em trabalhos de prospecção, um dos cinco que decorrem em todo o País, neste caso na freguesia de Covas, Vila Nova de Cerveira, e que poderá ter ouro em quantidade "significativa", lê-se no site oficial da empresa.