21.7.11

Solidariedade: Caritas atende 75 mil pessoas em oito das vinte dioceses portuguesas

in Agência Ecclesia

Estatísticas deixam antever «exército incontável» de pobres, diz Eugénio Fonseca, que lamenta dificuldade da Igreja em partilhar informação sobre a sua ação social

O presidente da Caritas revelou que a instituição está a atender 75 mil pessoas em oito das 20 dioceses territoriais portuguesas, de acordo com dados recolhidos em abril.

Em entrevista transmitida ao programa da ECCLESIA na RTP-2, Eugénio Fonseca afirmou que aquela estatística deixa antever um “exército incontável” de pobres.

A Caritas, um dos principais organismos de apoio social da Igreja Católica, procede atualmente a um “reajustamento de prioridades” no que diz respeito à aplicação das verbas disponíveis.

A alimentação está a dar lugar a outras urgências: “Qualquer pessoa que precise pode ter pelo menos uma refeição por dia”, dado que “felizmente já há muitas respostas no país”, explica.

“São cada vez mais escassos os recursos” e “cada vez mais complexas as necessidades”, refere Eugénio Fonseca, esclarecendo que as verbas estão a ser usadas para evitar a perda da habitação, área onde se registam “números astronómicos de dívidas”, bem como no apoio a despesas escolares e compra de medicamentos.

O responsável sublinha também que a Igreja Católica tem uma “dificuldade muito grande em partilhar informação” entre as suas organizações no que diz respeito à ação social, “constrangimento” que diz ser “muito limitativo”.

Por outro lado, acrescenta, é imprescindível recolher informação sobre a realidade da pobreza, de modo a estabelecer as respostas mais adequadas, mas nem todos o compreendem: “Muitas pessoas acham que não vale a pena terem este trabalho porque o que importa é ajudar”.

Eugénio Fonseca salienta que a Caritas recusa revelar a “quem” se presta auxílio mas assinala que é preciso anunciar “o que se faz” e o “quanto se faz”, para suscitar outras boas vontades e consolidar a credibilidade da instituição.

PTE/RM