26.7.11

Número de imigrantes em Portugal diminuiu mas o de brasileiros aumentou

Por José Bento Amaro, in Público on-line

O número de imigrantes em Portugal decresceu, pela primeira vez desde 1980. No ano passado registou-se igualmente uma quebra na subida sustentada que se vinha notando desde 2005. Havia, no final do ano passado, 445.262 estrangeiros a residir no país, número que representa um decréscimo de 1,97 por cento face ao ano anterior.

O Brasil domina a lista dos imigrantes, tendo mesmo aumentado o número de cidadãos que escolheram Portugal como país de acolhimento.

“A crise [económica] pode explicar uma menor captação de fluxos migratórios”, admitiu ontem o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, quando da apresentação do relatório anual (2010) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O ano transacto fica ainda assinalado pelo facto de a Roménia ter passado a ser o país da União Europeia com mais cidadãos em Portugal, ultrapassando o Reino Unido, que há muitos anos liderava as estatísticas. Actualmente os romenos, com 36.830 pessoas, constituem 8,27 por cento dos estrangeiros residentes em Portugal, só sendo suplantados pelas comunidades brasileira (119,195 pessoas, correspondentes a 26,81 por cento do total de imigrantes), Ucrânia (66.794 pessoas, que representam 11,12 por cento do total estrangeiros no país) e Cabo Verde (as 43.510 registadas correspondem a 9,88 por cento da imigração).

Apesar do crescimento económico brasileiro, a verdade é que o número de pessoas oriundas daquele país continua a aumentar. Em relação a 2009 registou-se um acréscimo de mais de 3.000 pessoas. De resto, só a Roménia, com um crescimento percentual de 13,47 pontos, regista um crescimento superior.

Angola (o quinto país com mais imigrantes em Portugal mas que ainda assim registou, no ano passado, menos 11,53 por cento), Guiné (menos 13,63 por cento), Cabo Verde (abaixamento de 9,96 por cento) e Ucrânia (menos 5,33 por cento) são os países que evidenciaram maiores quebras.

Na lista das dez nações com mais imigrantes presentes em Portugal destaca-se ainda a oitava posição da China, com 15.600 pessoas. Esta lista tem um país sul-americano (Brasil, em primeiro lugar), quatro europeus (Ucrânia, em segundo, Roménia, em quarto, Reino Unido, em sétimo e Moldávia, em nono). Cabo Verde, Angola, Guiné e São Tomé são, por esta ordem, os países africanos representados.

A distribuição geográfica das colónias de imigrantes em Portugal foi igualmente objecto de análise por parte do SEF. O mapa traçado mostra que os estrangeiros, a exemplo dos nacionais, se fixam mais nas províncias do litoral. Mas, se no caso dos portugueses há maior predominância populacional na região Norte, já no que se refere aos estrangeiros é a zona Sul do país a mais procurada.

O distrito de Lisboa tem 189.220 imigrantes, Faro segue-se com 71.819 e Setúbal ocupa o terceiro lugar com 47.935. Na prática estas três regiões, onde se concentra grande parte do parque produtivo do país, tem 69,39 por cento dos imigrantes registados em Portugal. O Porto é o quarto distrito, com 27.112 pessoas e Leiria ocupa o quinto posto, com 17.031.