22.7.11

Estrangeiros deixaram mais 200 millhões de euros entre Janeiro e Maio em Portugal

in Jornal de Notícias

Os turistas estrangeiros deixaram em Portugal, entre Janeiro e Maio, mais 200,7 milhões de euros de receitas do que em igual período de 2010, a que corresponde a um aumento de 8,4%, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

O Turismo de Portugal salienta que as receitas dos primeiros cinco meses deste ano ampliaram em 14,4% o saldo positivo da balança turística, "confirmando o crescente contributo" do turismo para a economia nacional e para o equilíbrio das contas externas.

Os dados de Maio revelam ainda que, em geral, todos os mercados estratégicos contribuíram para aquele crescimento das receitas, mas o destaque vai para o Reino Unido e França.

Só no mês de Maio os gastos dos turistas britânicos em Portugal aumentaram 14,8% face ao mesmo período de 2010, ou 17 milhões de euros, enquanto os dos franceses aumentaram 7,9% (7,2 milhões de euros).

"O aumento das receitas confirma que o país está a conquistar novos turistas estrangeiros, mais sofisticados e mais surpreendidos pela qualidade da oferta turística", salienta o Turismo de Portugal.