29.7.11

Inflação na zona euro desacelera para 2,5 por cento

Por Paulo Miguel Madeira, in Público on-line

A inflação anual na zona euro desacelerou este mês para 2,5 por cento, face a 2,7 por cento em Junho, mas mantendo-se pelo oitavo mês consecutivo acima de meta de médio prazo do BCE, que é de um valor até dois por cento.

A persistência, mês após mês, de valore de inflação na zona euro acima do limite de dois por cento definido pelo Banco Central Europeu (BCE) como um nível que assegura a estabilidade de preços já fez a instituição subir duas vezes a sua principal taxa de juro directora, que agora está em 1,5 por cento, após um período prolongado no mínimo histórico de um por cento.

O valor de Julho, divulgado hoje numa estimativa rápida do Eurostat, significa que o nível médio de preços esteve 2,5 por cento acima do registado em Julho de 2010 (aquilo a que em Portugal se costuma designar por inflação homólogo), e não afasta assim a perspectiva de um novo aumento daquela taxa do BCE, que analistas citados pelas agências de informação têm dado como provável que passe para 1,75 por cento, com consequências no aumento das prestações que famílias e empresas pagam pelo crédito.

A inflação em Portugal tem estado acima da média da zona euro, a roçar os quatro por cento, mas em Junho desceu para 3,3 por cento, segundo o HIPC, o índice utilizado para comparações europeias.

Por se tratar de uma estimativa rápida este valor poderá ainda sofrer uma ligeira revisão e o Eurostat não revela já valores desagregados por país nem por categorais de despesa, que serão conhecidos a 17 de Agosto.