28.7.11

Sociedade deve "olhar com outros olhos para os idosos"

in RR

Bispo do Porto presidiu à missa campal do Dia dos Avós, em Penafiel, que juntou milhares de pessoas.

Mais de quatro mil idosos celebraram hoje o Dia dos Avós, em Penafiel, uma festa que incluiu uma missa campal presidida pelo Bispo do Porto. D. Manuel Clemente considera que a sociedade deve olhar para os mais velhos de maneira diferente.

“Olhar com outros olhos para os idosos e integrá-los, não apenas naquilo que eles ainda podem fazer, mas especialmente naquilo que só eles podem fazer dada a experiência acumulada, é um ganho social imenso”, salienta.

O Bispo do Porto afirma que os idosos “têm um capital de ponderação de que nós precisamos” e propõe a criação de instâncias essas qualidades sejam aproveitadas.

A mulher de Penafiel que se bateu durante vários anos para a instituição do Dia Nacional dos Avós foi homenageada neste convívio.

No parque da cidade foi descerrada uma placa com uma frase de reconhecimento a Ana Elisa Couto, cerimónia antecedida pela missa campal celebrada pelo Bispo D.Manuel Clemente, à qual assistiram também familiares da homenageada.

O Dia dos Avós foi hoje celebrado um pouco por todo o país. A data ganhou expressão nos últimos anos, mas nem todos sabem que a sua origem tem a ver com o calendário litúrgico, é que a 26 de Julho a Igreja assinala o dia Santa Ana e de São Joaquim, os pais de Maria e avós do menino Jesus.