22.7.11

Barroso: Decisões já deviam ter sido tomadas há mais tempo

in Jornal de Notícias

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, admitiu que por vezes as decisões na União Europeia demoram mais tempo que o desejável, e algumas daquelas adoptadas agora para a Grécia "já deviam ter sido tomadas há mais tempo".

Falando no final da cimeira extraordinária da Zona Euro, José Manuel Durão Barroso disse que "foi com muita satisfação" que viu os líderes europeus responderem positivamente a vários pontos que enunciara no "apelo muito veemente" que fizera na véspera.

Todavia, reconheceu que, "muito sinceramente", gostaria que as "decisões adequadas" agora tomadas pelos líderes europeus, designadamente ao nível de uma resposta global para a estabilização da Zona Euro, tivessem sido tomadas "há mais tempo", e lembrou por exemplo que a Comissão Europeia já propusera em Janeiro uma flexibilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, hoje acordada.

"Vamos ser muito sinceros: as decisões na UE, na Zona Euro, às vezes demoram mais tempo que aquilo que deviam. Mas enfim, mais vale tarde do que nunca", disse, com um sorriso.