5.8.13

Cobres extra no Verão

Por Isabel Tavares, in iOnline



PORTUGAL

Não se trata dos melhores empregos do mundo, com salários milionários e em locais paradisíacos. Mas também não estão assim tão longe. É o primeiro passo para a independência e uma oportunidade para entrar em contacto com o mercado de trabalho, adquirindo experiência e novas competências. Com uma vantagem considerável: a de poder adaptar o trabalho ao estilo de vida. Por apenas umas horas, logo pela madrugada ou ao cair da noite, quinze dias, três meses completos ou só nas férias escolares: neste trabalho é o empregado que gere o seu tempo. Faz o que quer, quando quer e ainda lhe pagam para isso. Mas não pode falhar. Salvar vidas, tomar conta de crianças, orientar turistas no aeroporto da Portela, fazer petsitting, carregar cerveja nos festivais de música ou vindimar, tudo é pretexto para ganhar uns cobres extra que nunca como hoje fizeram tanta falta. Deixamos algumas sugestões e se já não for a tempo, não se preocupe, para o ano há mais



Vindimas.Empresa de Ferreira do Alentejo até paga propinas escolares

Em alguns casos, as vindimas podem prolongar-se até Novembro. Depende da empresa e da zona do país. Aqui o Google pode ser uma ferramenta preciosa para procurar companhias produtoras de vinhos de norte a sul, mas não deixe de fora a apanha noutras culturas, como a pêra, na Região Oeste. Há empresas especializadas em organizar equipas, que são depois subcontratadas para fazer o trabalho em diversas propriedades, mas não há nada como ir directamente à fonte. Em Ferreira do Alentejo, a Herdade Vale da Rosa até vai pagar as propinas de um ano, no valor de 780 euros, a um grupo de 22 alunos do Instituto Politécnico de Beja, além de lhes dar um cheque-prenda. Tem perto de 600 hectares, produz uvas de mesa, com e sem grainha, e aceita candidaturas.

Aeroporto. Viajar pelo mundo com os pés bem assentes em terra

Todos os anos a ANA – Aeroportos de Portugal reforça as suas equipas de terra nos períodos de época alta, concretamente no Natal (15 dias), na Páscoa (15 dias) e no Verão (3 meses). O objectivo é dar apoio a passageiros, pelo que é importante, embora não seja factor de exclusão, ter experiência anterior em serviço ao cliente. Há diversos turnos ao longo do dia e o que a empresa pretende é que o encaminhamento de passageiros seja feito de forma eficiente, causando boa impressão no primeiro ou último momento em que o passageiro toma contacto com Portugal. Ser jovem, ter boa apresentação e dominar línguas, quanto mais melhor, são condições preferenciais. Ter capacidade de liderança também é bom: as equipas são de quatro pessoas e incluem um supervisor.

Festivais. Aqui, além de dinheiro dão-lhe música e prometem muita animação

Este trabalho é música para os ouvidos de muitos. Normalmente quem contrata são as empresas produtoras dos festivais, por exemplo a Música no Coração, no caso do Sudoeste (7-11 de Agosto), ou a Ritmos, no caso do Paredes de Coura (13-17 de Agosto). Existem equipas já constituídas, mas há sempre necessidades pontuais que motivam a contratação de promotores, pessoal de bar, equipa de catering, hospedeiros ou mochileiros para desenvolver trabalhos específicos. Os contratos podem ser celebrados com a companhia que produz o espectáculo ou com empresas subcontratadas por esta. A forma de pagamento depende da altura em que é realizada a função, da sua duração e tipologia. De resto, há festivais todo o ano, em todo o país e, com sorte, até em Barcelona.

ISN. Ser nadador-salvador pode não ser sempre um mar de rosas, mas paga bem

Este papel é para qualquer hora do dia, mas não é qualquer um que sabe representá-lo. Todos os cuidados são poucos e, à cautela, o melhor é fazê-lo através de empresas especializadas, a menos que se trate de família. Actualmente já existem algumas empresas neste segmento de mercado. A Babysitting Company é das mais completas que encontrámos: presta serviço de acompanhamento escolar, tem oficinas criativas, musicoterapia e animação de festas, entre outras actividades. É importante para a empresa ter uma base de dados vasta e que inclua gente de todo o país. Nesta altura do ano, a procura de babysitters para acompanhar famílias em férias, de maneira a dar alguma folga aos pais, é elevada. Nestes casos, os períodos são de 15 dias e pode ser necessário ir para fora.



ESTRANGEIRO

Neste caso, as embaixadas estrangeiras ou os consulados portugueses podem ser um aliado precioso. Não se pode esquecer que, dependendo do destino, cada país tem as suas regras no que diz respeito a empregar estrangeiros, ainda que apenas por um curto período de tempo. Sobretudo, nunca vá à toa. Se antes vindimar em França ou na Suíça nas férias da faculdade era trigo limpo, hoje conte com filas de espera. É que a taxa de desemprego na União Europeia é de 11% (dados do Eurostat relativos a Abril). E se em Portugal, em Junho, o desemprego afectava 41% da população com menos de 25 anos, ou seja, 164 mil jovens, no conjunto dos países da UE esta realidade afectava no mesmo período 5,5 milhões de jovens, 3,526 milhões na zona euro. Segundo o gabinete de estatística europeu, os países com menor desemprego jovem na UE são a Alemanha (7,5%), a Áustria (9,3%) e a Holanda (11%). Prefira esses, que a concorrência é grande.

Aupair. As portuguesas são muito conceituadas no mundo das crianças

Ser aupair é um pouco mais do que ser babysitter. Normalmente estão associadas à função de “tomar conta” de todas as actividades relacionadas com a criança, desde a arrumação do(s) quarto(s), à preparação das roupas e das refeições, passando pelas tarefas escolares e pela brincadeira. Uma boa aupair é uma verdadeira substituta dos pais, não só nas boas tarefas, como nas mais chatas. Uma espécie de governanta dos pequeninos. No estrangeiro, as raparigas portuguesas são bastante procuradas para este tipo de trabalho, onde são consideradas das melhores do mundo pela sua eficiência e bom trato. Dificilmente se consegue encontrar uma família que queira receber alguém na sua casa por menos de um mês e é bom que todas as condições fiquem por escrito.

Agricultura. Aproveitar o que a sazonalidade tem de melhor

Um par de mãos extra na agricultura e na agro-indústria é quase sempre bem-vindo, sobretudo entre estações. Independentemente das necessidades pontuais de cada empregador, é sempre possível uma candidatura espontânea online para um emprego part-time. França é o segundo maior produtor agrícola do mundo e um dos países que melhor remunera esta actividade. Um pouco por todo o país é possível encontrar propriedades agrícolas: cerca de 730 mil, num total de 30 milhões de hectares empregam 7% da população. Alemanha, Áustria e Austrália também são bons destinos nesta matéria. Na Austrália a agricultura representa cerca de 12% do PIB. A variedade de frutos e vegetais é imensa, incluindo laranja, maçã, tomate, batata e cenouras. Atenção aos impostos.

Restauração. Das cadeias de fast food aos restaurantes tradicionais

Muitos destes empregos requerem pouca experiência ou um treino bastante limitado. Cadeias de fast food como a McDonalds, a Burger King ou a Taco Bell, por exemplo, oferecem formação. No caso da Starbucks ou da Subway, por exemplo, essa formação pode mesmo ser obrigatória devido a protocolos destas empresas na área da saúde. De qualquer forma, o mais normal é o tempo de formação variar consoante o tempo que cada candidato quer trabalhar. Atenção que, grande parte das vezes, um empregado pode ter de desempenhar diversas tarefas num único turno, desde varrer e lavar o chão a preparar comida ou ser operador de caixa. Mas há vida além das cadeias de fast food e os restaurantes e cafés tradicionais também precisam de reforçar equipas por causa dos turistas.

Cruzeiros. Atenção que não dá para saltar borda fora

São muitas as companhias que procuram pessoas para integrar as suas equipas, grande parte das vezes constituídas por gente oriunda de mais de dez nacionalidades diferentes. O salário varia em função da tarefa desempenhada e a nacionalidade também. Há cruzeiros para todos os gostos e o tempo de trabalho depende, grande parte das vezes, da rota do navio. Atenção que os tripulantes ficam geralmente com os piores aposentos, muitas vezes perto das casas das máquinas e nem sempre é fácil dormir. O pessoal da limpeza e da cozinha é, geralmente, o mais mal pago. Neste aspecto, empregados de bar e de mesa, de spa ou de loja têm vantagem: uns porque recebem boas gorjetas, outros porque recebem comissões pelas vendas efectuadas. Há quem adore e quem deteste a experiência.

Turismo. De guia de museu a monitor num safari, tudo é possível

Turismo abrange quase tudo, desde trabalhar num safari no Quénia a ser guia de museu. Se não conhece alguns dos resorts mais bonitos do mundo, sobretudo pelo dinheiro que custam, esta é a altura ideal para o fazer e, ainda por cima, ganhar dinheiro com isso. A necessidade de guias e monitores para ocuparem lugares temporários cresce com o aumento do número de turistas e torna-se uma oportunidade de negócio ideal. Em vários sites é possível encontrar empresas e organizações ambientais à procura de candidatos a empregos sazonais em campos de férias, parques de diversão, parques nacionais, hotéis e outras infra-estruturas turísticas. Os salários não são do melhor (e muitas vezes as condições de alojamento também não), mas o divertimento é garantido.