1.8.13

Há cinco mil casas de habitação social vazias no país

in Público on-line

INE faz retrato do parque da habitação social em Portugal. Madeira cobra as rendas mais altas.

Perto de cinco mil casas de habitação social em Portugal estão vagas e a região de Lisboa é de longe a que tem mais fogos nestas condições, representando quase metade do número de habitações sem ocupação no país. Os números são do Instituto Nacional de Estatística, que divulgou nesta quarta-feira um retrato do parque de habitação social em Portugal.

O documento indica que no final de 2012 existiam cerca de 118 mil fogos de habitação social no país, distribuídos por 24,5 mil edifícios em 268 municípios. As casas encontravam-se quase exclusivamente (95,5%) ocupadas em regime de arrendamento, sendo que 4,1% estavam vagas e 0,4% ocupadas ilegalmente. No geral predominam as tipologias de três e quatro assoalhadas, que representam juntas mais de três quartos da oferta disponível.

A renda média mensal em 2012, independentemente do tipo de contrato, foi de 60 euros, o que traduz um ligeiro aumento de pouco mais de um euro face a 2011. É na região da Madeira que se praticam os valores mais altos, com a renda média mensal a subir aos 71 euros. No extremo oposto estão os Açores, onde o valor médio das rendas não ultrapassa os 40 euros mensais.

O documento indica também que só no ano passado os inquilinos de bairros sociais acumularam 66 milhões de euros de rendas em dívida, a grande maioria (47 milhões de euros) na região de Lisboa. Mais de 25 mil pessoas fizeram pedidos de habitação, metade na região de Lisboa, 26,3% no Norte e 9,6% no Centro.