5.8.13

Vice-presidente da câmara não permite acampamentos de ciganos em Almeirim

o Mirante

O vice-presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, deu 30 dias úteis aos ciganos que vivem no acampamento perto da zona industrial para demolirem as barracas existentes no local e saírem do espaço. E garante que no que dele depender não vai permitir a instalação de qualquer outro acampamento no concelho.

A decisão foi tomada pelo vice-presidente depois de o presidente da câmara, Sousa Gomes, ter passado a responsabilidade de resolver o problema para Pedro Ribeiro, há cerca de dois meses quando houve uma reunião entre moradores e proprietários de terrenos da zona do Marquês, o presidente da câmara e o comandante da GNR.

Os moradores há anos que se queixam de problemas relacionados com o acampamento e de insegurança na zona, tendo até ameaçado fazer justiça pelas próprias mãos. Alguns proprietários de terrenos agrícolas chegavam a ir armados para os campos.

Pedro Ribeiro, em declarações a O MIRANTE, garante que agiu no cumprimento das leis em vigor. Explica que as barracas estão edificadas em zona de Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional que não permite qualquer tipo de construção.

O autarca diz que se as pessoas de etnia cigana não removerem as barracas será a câmara a fazê-lo logo que termine o prazo. E que todas as queixas e informações que cheguem à autarquia sobre acampamentos serão encaminhadas para a GNR “para serem tratadas nos termos da lei como acampamentos ocasionais ilegais”.