diariOnline
O município de Faro foi mais uma vez distinguido pelo seu trabalho na área do envelhecimento, com a atribuição do «Selo Comunidades Pró-Envelhecimento» pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O prémio, anunciado na passada quinta-feira, Dia Internacional do Idoso, distingue municípios “cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.
Faro, que já ostenta a bandeira de «Município Familiarmente Responsável» do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, foi uma das 94 autarquias reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos, entre municípios e juntas de freguesia.
“Para estes reconhecimentos, muito tem contribuído o Gabinete de Apoio ao Idoso (GAI) do Município de Faro, que se destina ao atendimento específico de munícipes idosos e/ou respetivos familiares residentes no concelho, bem como a constituição de um grupo de trabalho na área do envelhecimento do qual fazem parte 11 entidades do concelho com respostas na área do envelhecimento”, refere a autarquia farense, em comunicado.
Dos programas implementados pelo município junto dos seus idosos, destaca-se a teleassistência domiciliária, que consiste na aplicação de uma pulseira e um dispositivo de alarme para resposta imediata a qualquer situação de emergência. Implementado em 2019, este sistema suportado integralmente pela autarquia, já chegou a 64 munícipes idosos.
Está também em vigor desde 2019 o programa de apoio à medicação, através da atribuição do «Cartão Abem» a mais de 100 munícipes idosos, cujas despesas com farmácia passaram a ser suportadas pelo município de Faro.
Por outro lado, o programa «Faro Sénior» é um conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas que vêm promovendo o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, minimizando o isolamento e a solidão.
“Na atual conjuntura pandémica, refira-se ainda que o GAI tem acompanhado os nossos seniores, com um cuidado particular com aqueles que se encontram em situação de isolamento e solidão, que são contactados semanalmente pelo serviço”, reforça a Câmara de Faro.
Neste contexto de isolamento pandémico, os seniores farenses também recebem, via correio, várias atividades em formato de papel para irem ocupando o seu tempo e desenvolverem exercícios cognitivos.
Para o município, este selo “constitui mais um justo reconhecimento” de todo o trabalho efetuado junto dos idosos, surgindo no dia em que foi assinado com a GNR um protocolo que vai permitir uma intervenção ainda mais próxima junto dos idosos em isolamento.