Flávio Nunes, in Ecoonline
O Governo aprovou a Estratégia Portugal 2030, um documento que visa servir de referencial para o planeamento de políticas públicas e desenvolvimento económico em "convergência" com a Europa.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a “Estratégia Portugal 2030”, um documento que pretende servir de “referencial de planeamento das políticas públicas de promoção do desenvolvimento económico e social do país”, em “convergência” com a Europa.
“A estratégia encontra-se estruturada em torno de quatro agendas temáticas centrais para o desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal no horizonte de 2030: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade; digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento; transição climática e sustentabilidade dos recursos; e um país competitivo externamente e coeso internamente“, informou o Governo em comunicado.
Na ótica do Executivo, a estratégia lança também as bases da “visão da próxima década de recuperação e convergência de Portugal com a Europa, entretanto interrompida com a pandemia da doença Covid-19″.
Por isso, o documento assegura “simultaneamente a coesão e a resiliência social e territorial interna, e assume-se como referencial estratégico para as políticas públicas em Portugal e para a mobilização das respetivas fontes de financiamento nacionais e comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência”, indica a mesma nota.
Este Conselho de Ministros ordinário debruçou-se ainda sobre outros temas, como o dos princípios orientadores e a estrutura operacional do período de programação de fundos europeus da política de coesão” relativos ao período de 2021 a 2027. Foi ainda aprovada uma alteração da despesa com a aquisição de cinco aeronaves de carga à Embraer.
Acontece a poucos dias de outro Conselho de Ministros, esse já extraordinário, marcado para sábado. Nele, após auscultação dos parceiros sociais, partidos e epidemiologistas, espera-se que sejam aprovadas novas restrições para tentar travar a pandemia em Portugal. Esta quinta-feira está ainda marcado um Conselho Europeu por videoconferência para discutir a crise sanitária na Europa.