26.10.20

Iniciativas solidárias também podem ser promovidas virtualmente. Veja as ideias desta empresa

Por Margarida Lopes, in Human Resources Portugal 

Com a pandemia, a Impacteam, consultora operacional de responsabilidade social corporativa, adaptou a sua actividade e aposta agora em ofertas digitais para apoiar organizações sem fins lucrativos, através de iniciativas com as grandes empresas.

Há mais de cinco anos que a Impacteam trabalha a responsabilidade social das grandes empresas, para colmatar as necessidades das organizações sociais e ambientais em Portugal, devido à COVID-19, grande parte dos eventos corporativos, particularmente de voluntariado e teambuilding, ficaram suspensos. Por isso, a Impacteam renovou o seu portfólio para fazer face à nova realidade do terceiro sector e do meio corporativo.

Como reacção imediata, a consultora articulou uma ajuda de emergência aos médicos e enfermeiros do Hospital de S. Francisco Xavier em Lisboa, através da oferta de 20 refeições diárias.

A mais médio prazo, no voluntariado corporativo e teambuildings responsáveis, as propostas passam agora, por exemplo, por competições amigáveis online entre os colaboradores das empresas, sendo os prémios convertíveis em equipamentos necessários para as ONGs; ou subscription boxes de cariz social, com produtos originais das instituições sociais e ambientais.

Propõe ainda opções individualizadas para os colaboradores, desde simples tarefas de sinalização de locais de fraca acessibilidade dentro da cidade ou até bancos de voluntariado de competências.

Por último, a Impacteam tem coordenado investimentos sociais, das grandes empresas para as organizações sem fins lucrativos.

Agora, avizinhando-se o Natal, estas propostas da consultora são mais uma vez adaptadas, e o típico jantar natalício dará lugar a outras iniciativas de solidariedade e envolvimento das empresas com a comunidade. Por exemplo, porque não pedir à empresa que junte um cabaz solidário ao cabaz tradicional ou mesmo que os colaboradores aprendam a cozinhar sem desperdício e o prato final seja doado a uma instituição?