in iInformação
Com o aumento da taxa de desemprego é natural que os portugueses comecem a procurar um segundo trabalho
Hoje, ao contrário do que se possa pensar, ter dois empregos é muito comum. O aumento crescente da taxa de desemprego, juntamente com o aumento do custo de vida, tem levado muitos portugueses a procurarem outras alternativas.
É um sinal dos baixos salários pagos no país, de tal forma que são frequentes os casos de sérias dificuldades entre os trabalhadores, ou seja, de pessoas a quem o trabalho não redime da pobreza.
Centenas de pessoas saem de um emprego e entram noutro, também remunerado, e fazem-no, na larga maioria, porque não têm alternativa.
Especialistas afirmam que ter dois empregos tem também as suas desvantagens. Se por um lado, aumenta o rendimento das famílias, por outro contribui para uma má qualidade de vida. O tempo para os filhos e respectivo cônjuge torna-se escasso, os cuidados na saúde são menores, entre outros factores.
Porém, os trabalhadores estão também a encontrar outras formas de trabalho extra. Como? Simples. Através dos seus hobbies. Muitos encontraram na sua arte e criatividade uma forma de ganhar dinheiro, aproveitando as horas livres que não estão dentro do escritório, para dedicar-se ao que realmente gostam de fazer.
É o caso de Mariana (nome fictício) que tirou o curso de Comunicação Social e começou a trabalhar numa estação de televisão. Contudo, considera que não é suficiente e, por isso, decidiu também investir num part-time: fazer unhas de gel.
A crise financeira e económica do país tem contribuído para a pobreza e precariedade dos portugueses. Muitos, se não tivessem os apoios sociais do Estado, estariam na miséria. Resta saber até quando esta situação vai continuar.


