13.2.13

Governo alarga Impulso Jovem

Ângela Silva, in Expresso

No dia em que o desemprego atingiu um novo recorde - 1,2 milhões de pessoas - o Governo decidiu alargar o programa de apoio Impulso Jovem a todo o território nacional.

Na semana em que se sabe que o desemprego real em Portugal voltou a bater um recorde - 1,2 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Estatística - entram em vigor as alterações ao Impulso Jovem - programa de apoio ao emprego jovem e às pequenas e médias empresas (PME) - que alargam este plano a Lisboa e Vale do Tejo, ficando assim abrangido todo o território nacional.

Os estágios profissionais remunerados em PME, para jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, são alargados de seis para 12 meses; as autarquias passam a poder apresentar candidaturas para o sector social; cai a obrigatoriedade de inscrição dos jovens no Instituto de Emprego há pelo menos quatro meses; e haverá uma maior comparticipação nos apoios para jovens até aos 25 anos, os destinatários principais destes estágios.

Para reforçar os estímulos às empresas na contratação de jovens, o Governo prevê o reembolso das contribuições para a segurança social devidas pelas entidades empregadoras.