11.2.13

Quase 24 mil jovens candidataram-se a 1900 estágios na função pública

in iOnline

Quase 24 mil jovens candidataram-se até ao início da tarde de hoje ao programa de estágios da função pública que, a partir de maio, colocará 1.905 deles em serviços da administração central de todos os distritos durante um ano.

Fonte da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores da Administração Pública (INA) disse à agência Lusa que até às 15:00 tinham sido registadas 23.835 candidaturas ao programa de estágios para jovens licenciados, cujas inscrições fecham à meia noite de hoje.

Este número não é definitivo porque as candidaturas ainda estão abertas e porque algumas delas podem ser consideradas inválidas por não respeitarem todos os requisitos exigidos, salientou a mesma fonte.

As candidaturas ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) abriram a 28 de janeiro e destinam-se a jovens licenciados até aos 30 anos.

O PEPAC é uma iniciativa inserida no Programa de incentivo ao emprego “Impulso Jovem”, é organizado e gerido pelo INA e "os estágios visam proporcionar uma experiência profissional em contexto real de trabalho".

Podem candidatar-se ao PEPAC jovens à procura do primeiro emprego, desempregados à procura de novo emprego ou ativos à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os jovens selecionados receberão uma bolsa de estágio correspondente a 1,65 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), no valor de 691,71 euros mensais, e o subsídio diário de refeição atribuído aos trabalhadores da Administração Pública.

Os estágios, com a duração de 12 meses, iniciam-se a 03 de maio e vão decorrer em serviços da Administração Pública Central, localizados em todas as capitais de distrito e regiões autónomas.

Os jovens estagiários irão ser colocados, nomeadamente, em departamentos da PSP, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Ministério da Agricultura, Ministério da Economia, Instituto de Meteorologia e em vários estabelecimentos de ensino superior.

Vão desempenhar funções nas áreas da arquitetura e urbanismo, na gestão e administração, na informática, na construção e engenharia civil, direito, marketing e publicidade e estatística, entre outras.