4.2.13

Serviços Mínimos Bancários

in Instituto de Segurança Social

Foi lançado um novo regime de serviços mínimos bancários para clientes particulares.

Este serviço surge na sequência de um protocolo assinado pelo Ministério da Economia e do Emprego e o Banco de Portugal com seis instituições bancárias.

Os clientes têm direito a aceder a um conjunto de serviços bancários a um custo reduzido, ou seja, os encargos cobrados anualmente aos clientes com serviços mínimos bancários não podem exceder 1% do salário mínimo nacional (equivalente a 4,85 euros, em 2012).

Serviços mínimos disponibilizados:
• Abertura e manutenção de uma conta de depósitos à ordem.
• Utilização do respetivo cartão de débito.
• Acesso a caixas automáticas e serviço de homebanking.
• Levantamentos e depósitos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos, transferências intrabancárias nacionais.

Para aderir o cliente tem que:
• Assinar uma declaração em que afirme não ser titular de qualquer outra conta de depósito à ordem.
• Movimentar com alguma regularidade a conta e manter um saldo médio igual ou superior a 5% do salário mínimo nacional (24,25 euros, em 2012).

Para mais informações aceda a www.todoscontam.pt

Instituições bancárias aderentes:
• Banco Comercial Português
• Banco Espírito Santo
• Banco Português de Investimento
• Banco Santander Totta
• Caixa Económica Montepio Geral
• Caixa Geral de Depósitos