27.6.13

Pais entregam filhos ao Estado por motivos económicos

Mafalda Ganhão, in Expresso

Um casal deixou ontem num serviço municipal de Talavera de la Reina duas crianças menores para serem entregues aos serviços sociais. Os pais garantiram não ter condições para os manter a seu cargo.

As crianças foram deixadas num serviço do município de Talavera de la Reina As crianças foram deixadas num serviço do município de Talavera de la Reina

Duas crianças foram ontem deixadas num serviço municipal de informações de Talavera de la Reina (região espanhola de Toledo), para serem entregues aos serviços sociais, alegando os pais não ter condições económicas para os manter a seu cargo.

Os menores, dois rapazes de 11 e 22 meses, estão "saudáveis, bem cuidados e nutridos", segundo o presidente da câmara local, e estão já ao cuidado do Centro de Menores do Governo Regional, em Toledo, que accionou os recursos de emergência para resolver a situação das crianças.

Segundo o boletim regional "CLM24", a prioridade é averiguar se os pais têm ou não condições para cuidar dos filhos, já que o objectivo é esgotar todas as vias para assegurar o seu regresso à família natural.

O casal não terá qualquer vínculo à localidade. A mãe, ucraniana, e o pai, de nacionalidade espanhola são descritos no "El Pais" como "transeuntes por toda a Espanha".

Na conferência de imprensa onde esclareceu o sucedido, o vice-portavoz do Governo regional informou no entanto ter sido apresentada uma denúncia: "Estamos perante um delito, não estamos a falar de outra coisa".