20.6.13

Desemprego “assusta todos”, diz Cavaco

in RR

Chefe de Estado está preocupado e defende um “reforço da cooperação” do Estado e das instituições cívicas de solidariedade.

Mais de 17% de desemprego registado é uma taxa que “assusta todos”, disse o Presidente da República no final do seminário sobre “A economia social, o emprego e o desenvolvimento local” organizado pela Caritas.

Por isso, o Chefe de Estado considera que esta “realidade dramática” deve levar a um “reforço da cooperação” do Estado e das instituições cívicas de solidariedade que, reconhece, nalguns casos também precisam de ajuda para melhorar a sua gestão.

"Nunca em Portugal, desde que existem registos estatísticos, se verificaram tão elevados níveis de desemprego, 950 mil desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 17,7%, é um número que poucos preveriam há alguns anos. Destes, 560 mil são desempregados de longa duração e, entre os jovens, o desemprego atingiu os 42%", disse.

O Presidente deixou claro que não nos podemos resignar com esta realidade dramática que é o aumento do desemprego, da pobreza e da exclusão social.

"Não podemos resignar-nos, não podemos silenciar esta realidade dramática", afirmou, exortando "voluntários e instituições" a uma maior "cooperação com o Estado" para "chegar a mais cidadãos".