Dinheiro Digital com Lusa
O presidente do Conselho Europeu pediu aos líderes europeus para que, na cimeira de quinta e sexta-feira, em Bruxelas, acordem medidas "tangíveis" de combate ao desemprego jovem e de apoio às pequenas e médias empresas (PME).
Na carta-convite para o Conselho Europeu, enviada às capitais europeias e hoje divulgada, Herman Van Rompuy afirma que os "dois principais" temas na agenda da cimeira serão o combate ao desemprego jovem e o financiamento à economia, nomeadamente às PME.
"Durante os dois dias, o nosso objetivo deve ser, acima de tudo, chegar a acordo sobre medidas tangíveis para baixar as elevadas taxas de desemprego que os nossos países enfrentam, especialmente entre os jovens", afirma o presidente do Conselho Europeu.
Neste âmbito, Van Rompuy pede aos chefes de Estado e de Governo para que "acelerem" a concretização da garantia jovem (que contempla uma verba de seis mil milhões de euros), mobilizem "todos os recursos disponíveis" para a criação de emprego e melhorarem a mobilidade laboral, tudo com o "envolvimento pleno" dos parceiros sociais.
Além disto, acrescenta o presidente do Conselho Europeu, "considerando-se a necessidade urgente de restaurar os fluxos de crédito na economia, devemos lançar um novo plano de ação de investimentos", com medidas de apoio às PME, tal como prevê o Pacto para o Crescimento e o Emprego adotado em 2012.
O Conselho Europeu, no qual Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, terá início na quinta-feira, às 16h30 (menos uma hora em Lisboa), com uma "troca de pontos de vista" com os parceiros sociais.
A primeira sessão de trabalhos, que começará pelas 18h15 locais, será focada em dois temas "principais": a criação de emprego para os jovens e o financiamento da economia.
Nesta sessão, os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer, apresentarão propostas destinadas a mobilizar fundos para as PME.
Pelas 20h30, terá início um jantar de trabalho, durante o qual estarão em discussão o Semestre Europeu e as recomendações económicas feitas pela Comissão Europeia aos Estados-membros.
A primeira sessão de trabalhos e o jantar contarão com a presença do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Na sexta-feira, os trabalhos serão retomados pelas 10:00, devendo a discussão ser focada no aprofundamento da União Económica e Monetária e no alargamento da União Europeia (UE). Recorde-se que, a 1 de julho, a Croácia adere à UE, passando a ser o 28.º Estado-membro.