26.6.13

Rendas habitacionais rondam em média os 235 euros

Vítor Andrade, in Expresso

Os portugueses que têm casa arrendada gastam em média 235 euros mensais nos respetivos contratos, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Habitação.

O preço médio das rendas habitacionais em Portugal é de 235 euros, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Por outro lado, os proprietários de habitação que recorreram a empréstimos bancários têm um ecncargo médio mensal de 395 euros.

Entre os 5,1 milhões de alojamentos clássicos (casas de habitação) ocupados, cerca de 78% são residências habituais e 22% residências secundárias ou de uso sazonal. Dos alojamentos clássicos vagos, cerca de 22% têm como destino a venda e 15% o arrendamento.

Ainda segundo o INE, os alojamentos clássicos ocupados como residência habitual têm, em média, uma área útil de 109 metros quadrados e cinco divisões por alojamento, sendo ocupados, em média, por 2,6 pessoas.

Os proprietários ocupam 73% das residências habituais e, entre estes, cerca de 57% têm encargos pela compra de habitação.