18.6.13

Governo quer envolver 120 mil no Impulso Jovem em evento marcado por protestos

in Jornal de Notícias

O ministro da Economia afirmou hoje o objetivo de envolver "no próximo ano" 120 mil jovens no programa de emprego Impulso Jovem, cuja reformulação foi hoje apresentada num evento marcado por protestos de um grupo de jovens.

Álvaro Santos Pereira conduzia a sessão de apresentação da reforma do programa Impulso Jovem, quando foi interrompido por um grupo de quatro jovens com cartazes a exigirem emprego com frases como "trabalho, sim; estágios não", "queremos trabalho" e "Governo rua".

"É por isso que estas iniciativas são tão importantes", respondeu Álvaro Santos Pereira aos protestos, sublinhando o apelo exibido por um cartaz levantado por um dos quatro jovens que o interromperam. "Estes jovens têm toda a razão quando dizem 'queremos trabalho'", reforçou o governante.

Álvaro Santos Pereira deixou ainda um balanço das políticas de emprego jovem em 2012, apontando terem sido registadas 18.404 candidaturas ao programa Impulso Jovem, das quais 11.391 aprovadas. O ministro referiu ainda terem sido apresentadas 11.000 candidaturas a estágios, das quais mais de 9 mil aprovadas.

Os apoios às empresas, como o reembolso da Taxa Social Única em resposta à integração de jovens desempregados recebeu 4.000 candidaturas, das quais 2.000 foram aprovadas, e as ajudas à internacionalização suscitaram o interesse de 2.200 empresas.

A reforma do "Impulso Jovem" aproxima o programa português do programa europeu "Garantia Jovem" e das recomendações da União Europeia, sublinhou Santos Pereira.

O programa apoiará a partir de agora a empregabilidade dos jovens através de quatro vias: por via dos Estágios Emprego; com a diminuição dos custos associados à contratação de jovens, através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013; com o apoio do empreendedorismo como uma via alternativa a vertente mais tradicional de trabalho por conta de outrem; e com o apoio da qualificação profissional dos jovens através da formação profissional.

O Conselho de Ministros aprovou no início de junho de 2012 o programa "Impulso Jovem", que envolve mais de 344 milhões de euros.

A taxa de desemprego jovem está em 40,7%, contra 24,2 na zona euro, segundo dados do Eurostat relativos ao primeiro trimestre do ano.