17.6.13

Durão quer fundos estruturais contra desemprego juvenil

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão, in Diário de Notícias

O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, defendeu hoje, em Roma (Itália), a necessidade de recorrer a fundos estruturais para lutar contra o desemprego juvenil na União Europeia.

Durão Barroso, que falava após uma reunião com o presidente do Governo italiano, afirmou que os fundos estruturais (da União Europeia) são tão necessários para combater o desemprego juvenil tal como os recursos nacionais.

O presidente da CE considerou ainda fundamental que se estabeleça um novo consenso europeu com políticas concretas de combate ao desemprego juvenil, assinalando que existem condições para adotar tais medidas.

Barroso reuniu-se com o Presidente italiano depois de ter estado com o papa Francisco, com quem analisou a crise económica e o desemprego na Europa, especialmente entre os jovens, que consideraram "gravíssimo".

Durante a reunião, o presidente do Governo italiano, Enrico Letta, confirmou que Itália se compromete a manter o seu défice abaixo dos 3%, depois de ter terminado 2012 com um défice de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Governo prevê que este ano será possível manter o défice abaixo da barreira do pacto de estabilidade, em 2,9%.

Letta disse ainda que a Itália pretende levar a cabo todas as medidas previstas para sair da crise, mas que o seu Governo não aceita "compromissos para o futuro" sobre a união bancária europeia.