25.6.13

Um quarto dos residentes no Alentejo são idosos

por Pedro Vilela Marques, in Diário de Notícias

A região de Lisboa apresenta a maior densidade populacional do país, com 940 habitantes/km2, ao passo que a região do Alentejo regista a maior proporção de população residente com 65 ou mais anos (24,2%) e, dos alojamentos familiares recenseados, cerca de 17% estão ocupados apenas por pessoas idosas, indicam dados do Instituto Nacional de Estatística publicados hoje.

Segundo o estudo Onde e como se vive em Portugal - 2011, é na região de Lisboa que mais alojamentos estão ocupados como residências habituais, predominando os contratos de duração indeterminada, enquanto na região do Algarve as residências secundárias têm a maior expressão do país e é aí que se paga o valor médio mais elevado de renda mensal.

A maior proporção de edifícios com 1 ou 2 alojamentos verifica-se na região dos Açores (98%), por oposição à região de Lisboa, que regista a menor proporção destes edifícios do país (74%).

Tendo por base os resultados definitivos dos Censos 2011, a população com 65 ou mais anos de idade representa 19% da população portuguesa residente e, entre estes, cerca de 60% vive só ou com outras pessoas do mesmo grupo etário. Cerca de 14% dos alojamentos familiares são ocupados apenas com pessoas com 65 ou mais anos e, entre estes, metade são ocupados apenas por um idoso.

O estudo indica ainda que, "entre os 5,1 milhões de alojamentos clássicos ocupados, cerca de 78% são residências habituais e 22% residências secundárias ou de uso sazonal. Dos alojamentos clássicos vagos, cerca de 22% têm como destino a venda e 15% o arrendamento".