18.6.13

Comunidade cigana angaria alimentos para pessoas carenciadas de Leiria

in RTP


A Associação Social Recreativa e Cultural Cigana de Leiria (CIGLEI) organiza no sábado uma iniciativa cultural que visa a angariação de alimentos para pessoas carenciadas, disse hoje à Lusa o presidente daquela entidade.

O evento denominado "Carroças Solidárias" tem como objetivo "dar um contributo solidário face à crise económica e social e ao desemprego com que as pessoas têm que viver", sublinha Dinis Seabra.

"Confronto-me todos os dias com pessoas a chorarem porque não têm dinheiro, emprego ou comida para dar aos filhos. Nós, ciganos, não somos diferentes dos outros e somos sensíveis a estes problemas e por isso estamos aqui para ajudar", sustenta o dirigente da CIGLEI.

Dinis Seabra salienta que este contributo surge sobretudo num momento em que "instituições como a Cáritas e o Banco Alimentar Contra a Pobreza têm cada vez mais dificuldades para responder às solicitações".

A ação agendada para sábado, entre as 16:00 e as 24:00, no Mercado de Sant`Ana, será concertada com a Cáritas Diocesana, delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa e Junta de Freguesia de Leiria.

A distribuição será feita só na freguesia de Leiria ou em todo o concelho, dependendo da quantidade de alimentos recolhida.

Do programa constam, às 16:00, 17:00 e 18:00, oficinas de música para famílias, no auditório do Espaço + Jovem, pela SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos.

Às 17:00, o Grupo Taconeo da Professora Sara Prino apresenta dança flamenca, estando ainda previsto um concerto pela Banda Filarmónica da SAMP, às 19:30.

A partir das 22:00, a música cigana será rainha, com atuações Joan e Israel, encontrando-se em funcionamento um bar cigano.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Leiria, da delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, do Grupo Taconeo Professora Sara Prino e da SAMP.