25.2.14

Estágios remunerados prestes a começar no âmbito do programa Capacitação-Emprego

in Câmara Municipal de Gaia

Os estágios remunerados criados no âmbito do programa Capacitação - Emprego, resultante de uma parceria entre o Município de Gaia e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, vão iniciar já nas próximas semanas, com uma duração de 12 meses.

O anúncio foi feito por Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, durante uma visita à primeira turma que concluiu esta acção de formação (23 formandos), que decorreu no ISLA, e que antecede os referidos estágios.

Trata-se de um programa que visa a criação de 300 estágios remunerados destinados a jovens desempregados, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inscritos no IEFP e detentores de uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6 e 7 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

O programa contempla, ainda, munícipes gaienses inscritos no IEFP, como desempregados à procura de novo emprego, com idade superior a 30 anos, desde que tenham obtido, há menos de três anos, uma daquelas qualificações e não tenham registos de remunerações na Segurança Social nos últimos 12 meses. As candidaturas estão abertas, ainda, aos cidadãos residentes em Gaia, com deficiência, inscritos como desempregados no IEFP, sem limite de idade.

Os estágios serão distribuídos de acordo com o QNQ: 150 estagiários com nível 6 ou superior (licenciados/mestres) em empresas; 90 com nível 3 a 5, inclusive, em IPSS e outras entidades privadas sem fins lucrativos; 50 com nível 6 ou superior (licenciados/mestres) em IPSS e outras entidades privadas sem fins lucrativos; e 10 estagiários, de qualquer nível do QNQ, com deficiência e/ou incapacidade.

"O que fizemos em Novembro, altura em que celebramos o protocolo, foi idealizar um programa que veio a ser assinado pelo secretário de Estado do Emprego que, agora, culmina na primeira etapa", afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, acrescentando: "Tenta não ser um carrossel de estágios e empregos precários em que as pessoas se embrulham, como tem acontecido no nosso país, mas sim dar um conjunto de competências adicionais e romper com este ciclo de precaridade e pobreza".

O programa iniciou com jovens desempregados à procura de emprego, mas vai ser alargado a activos empregados passíveis de handicaps de formação que os tornam empregados de risco, segundo explicou o presidente da Câmara de Gaia. "Vamos tentar fazer o que um país decente faz, ou seja, apostar na aprendizagem ao longo da vida, envolvendo entidades públicas e privadas. Vamos chegar às empresas e sensibilizar os empresários que também precisam de formação. Vamos tentar dar capacitação à própria empresa e aumentar a produtividade".

A propósito, Eduardo Vítor Rodrigues manifestou a vontade de um efeito-réplica deste programa, para que seja possível "mostrar que algo pode ser feito na vida das pessoas e instituições". De resto, "se as empresas perceberem os benefícios de um trabalhador motivado, já temos um dos principais objectivos alcançado".

Beneficiarão deste programa as entidades promotoras com sede em Gaia, ou cuja atividade do estágio decorra, exclusivamente, no concelho, que se candidatem à medida "Estágios Emprego". No caso da entidade promotora ser uma empresa, o acesso ao apoio está limitado a micro, pequenas e médias empresas, até a um limite máximo de cinco estagiários por empresa.