24.2.14

Congresso das Misericórdias da Madeira analisa pobreza, ética e inclusão

in Dnotícias.pt

Alfredo Bruto da Costa; José Silva Peneda; Marcelo Rebelo de Sousa e Júlio Machado Vaz são oradores

'Novos compromissos, novas respostas e repensar o terceiro sector' é o tema do 1.º Congresso das IPSS's e das Misericórdias da Madeira que arranca hoje pelas 10 horas, no Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

Durante dois dias, há espaço alargado para a reflexão, discussão e debate, para a refundação e recriação das próprias instituições do terceiro sector, a precisar de um novo fôlego, necessário e urgente porque encarnam e assumem a missão de estar ao serviço da coesão social e das pessoas mais necessitadas.

O Congresso é organizado pela União das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Madeira e do Secretariado Regional da Madeira das Misericórdias Portuguesas. Traz à Madeira um leque de oradores convidados atractivo, destacando-se vários nomes conhecidos no panorama nacional. Casos de Alfredo Bruto da Costa que hoje vai abordar a pobreza e as suas causa; José Silva Peneda que olha para o Estado social e o terceiro sector; Marcelo Rebelo de Sousa que analisa a 'Ética e o bem comum. Responsabilidade pública. O estado e as organizações da sociedade civil'; e Júlio Machado Vaz que dará contributos para uma sociedade inclusiva.

Segundo a organização, estão inscritas no Congresso cerca de 300 pessoas, muitas das quais vindas do Continente e dos Açores, em representação de instituições do Terceiro Sector, "o que confere a este congresso uma importância acrescida, no espaço nacional, sobre a missão e o papel destas organizações no mundo actual".

Na área da recepção do Hotel Meliã Madeira Mare, durante o período do congresso estará aberta uma exposição de fotografias da Madeira, da autoria do jornalista Paulo Camacho. Na sessão solene de abertura do Congresso actuará o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, que se desloca à Madeira a acompanhar a delegação daquela instituição ao congresso.