25.2.14

Jovens licenciados desempregados em maioria no banco de voluntariado de Leiria

in Sol

Jovens licenciados desempregados são a maioria dos candidatos do Banco Local de Voluntariado de Leiria, anunciou a Câmara Municipal local, que iniciou junto das instituições de solidariedade do concelho a divulgação deste programa e da tele-assistência.
"Verifica-se que, maioritariamente, as candidaturas recepcionadas pelo município são de jovens licenciados e em situação de desemprego, com capacidades, aptidões, dinâmica e, essencialmente, com disponibilidade em dar o seu contributo em causas sociais", informa uma nota de imprensa da autarquia.

A vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Ana Valentim, disse à agência Lusa não ter ficado surpreendida com este dado, referindo que, no âmbito da actualização dos inscritos no Banco Local de Voluntariado de Leiria, num total de 122, "estão a ser chamados para as entrevistas de perfil 40 candidatos, sendo a esmagadora maioria jovens licenciados e desempregados".

"Estamos a actualizar a lista, porque chegámos à conclusão que muitos voluntários eram estudantes do Instituto Politécnico de Leiria e que estavam temporariamente a residir na cidade", explicou Ana Valentim.

A vereadora da Câmara liderada por Raul Castro afirmou que o objectivo da entrevista é "integrar o candidato, de acordo com o seu perfil e área de formação, na instituição ou associação que se considere ser adequada ao seu perfil".

"Por exemplo, um psicólogo poderá ter perfil para uma instituição ligada a perturbações de comportamento", declarou Ana Valentim, adiantando que, antes, os candidatos serão convidados a fazer uma formação: "Achamos que é importante dar formação e, para isso, vamos chamar um grupo de voluntários que já esteja em ação para que o seu exemplo seja replicado".

A autarca, que na semana passada iniciou o contacto com as instituições de solidariedade social do concelho, cerca de 60, salientou a importância do Banco Local de Voluntariado: "É uma mais-valia para as instituições que recebem os voluntários, mas também para os candidatos, para a sua auto-estima, e formação pessoal e social", exemplificou.

"Das instituições que já foram contactadas estão todas receptivas a aderir a este programa, no qual o município é o elo de ligação. Entre o voluntário e as instituições é, depois, estabelecido um plano das acções e actividades a exercer", continuou.

No âmbito das visitas às instituições de solidariedade ligadas à terceira idade está a ser, também, dinamizada a tele-assistência.

"Neste momento, há dois idosos que beneficiam deste programa e, este ano, há uma terceira pessoa que se candidatou", disse Ana Valentim, reconhecendo que "gostaria de aumentar a tele-assistência para idosos em situação de isolamento e sem retaguarda familiar".

Segundo Ana Valentim, "o objectivo é contactar todos os idosos que as instituições sinalizem com a necessidade deste serviço".

As visitas às instituições deverão estar concluídas até ao final do primeiro semestre, acrescenta o município.

Lusa/SOL