Texto de Orlando Cardoso, in Público on-line (P3)
As lojas serão cedidas a jovens empreendedores, até aos 40 anos, a “custo baixo” para que possam instalar os seus negócios
Impulsionar a dinamização e a requalificação comercial é o objectivo da Câmara Municipal de Pombal, distrito de Leiria, ao criar um programa de incentivos com vista a instalar jovens empreendedores na zona histórica da cidade. Uma das medidas passa por arrendar lojas e cedê-las aos interessados.
Ana Gonçalves, vereadora do Comércio e Empreendedorismo, justifica aquela iniciativa com o facto da zona histórica ter registado um “decréscimo da actividade comercial provocada pelo encerramento de lojas” daí que seja necessário “proceder à revitalização e dinamização do mesmo”. “Partindo do pressuposto de que caberá ao Município promover o desenvolvimento local, revelar-se-ia de toda a pertinência a adopção de medidas”, considera a autarca.
A face mais visível do programa de incentivo é o arrendamento por parte da autarquia de lojas localizadas no perímetro da zona histórica, recentemente recuperada, “sob condição de que as mesmas se apresentem em boas condições de conservação e detenham o competente alvará de utilização”, garante Ana Gonçalves.
As lojas serão depois cedidas a jovens empreendedores, com idades entre os 18 e os 40 anos, a “custo baixo” para que possam instalar os seus negócios, sendo as “ideias inovadoras” um dos critérios ponderados na atribuição do espaço.
A autarquia prevê, ainda, que cada loja poderá ser partilhada até ao máximo de quatro jovens, criando, assim, ilhas de vendas. O programa de incentivos contempla, também, a isenção de várias taxas municipais bem como a disponibilização de espaços publicitários na cidade para promoção dos negócios. Para Ana Gonçalves trata-se de “mais um passo para colocar Pombal na senda do empreendedorismo” assim como “incluir a zona histórica na rota comercial dos cidadãos”.
A medida é no entanto considerada “limitativa” por parte da oposição, com o vereador Jorge Claro, eleito pelo PS, a dizer que se está “a pensar muito pequeno”. O autarca, que diz não acreditar no sucesso do programa, considerando ser um “modelo desadequado para um local que não tem gente”.
Por sua vez, também o socialista Adelino Mendes defende a implementação de uma “politica agressiva” com vista “à captação de investidores privados” para o núcleo histórico da cidade.
A zona histórica tem como epicentro a Praça Marquês de Pombal onde se encontram localizados antigos edifícios relacionados com a vida de Sebastião José de Carvalho e Mello, como é o caso da sua antiga residência, cadeia e celeiro, que albergam hoje espaços culturais como é o caso de um museu dedicado ao Marquês.