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“Não vejo aqui onde há um certo alívio, pelo menos no ‘mindset’ das compras”, reforçou
O presidente do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, disse hoje que a austeridade mantém-se na cabeça dos portugueses e antecipou que o padrão de consumo não vai mudar tão cedo.
“O ‘mindset’ [disposição mental] de austeridade continua na cabeça do nosso consumidor e penso que não vai mudar tão cedo. O consumidor continua muito restritivo e seletivo nas suas compras”, disse Pedro Soares dos Santos, durante a conferência de imprensa para a apresentação dos resultados de 2013, em Lisboa.
O presidente do grupo não prevê, por isso, para já e nem durante este ano, mudanças no padrão de consumo, dizendo até que “2014 vai ser muito duro”, depois da carga fiscal ter voltado a aumentar.
“Não vejo aqui onde há um certo alívio, pelo menos no ‘mindset’ das compras”, reforçou.
Para Portugal, o responsável afirmou que o grupo prevê investir cerca de “100 milhões de euros no ano que vem” e construir um novo grande centro logístico no norte, com 50 mil metros quadrados.
“Os investimentos no país não vão desaparecer, mas temos de reconhecer que Portugal é hoje um país maduro e a expansão que é possível na Polónia e Colômbia está, de certa forma, a chegar ao limite em Portugal. Vamos encontrar novas formas de manter o investimento na terra onde nascemos, de onde somos e onde gostamos de estar”, disse.
Questionado sobre se está preocupado com a queda das margens da marca Biedronka (Polónia), no último trimestre do ano passado e o seu impacto negativo hoje registado na cotação das ações do grupo, Pedro Soares dos Santos disse: “A Jerónimo Martins tem uma posição de liderança na Polónia e de ‘market share’ [quota de mercado] que não vai dar hipótese a ninguém de alguma vez pensar retirar-nos essa posição”.
O presidente disse que vai continuar a reforçar a posição da empresa na Polónia, frisando que o grupo está muito seguro e confiante naquilo que está a fazer e o Conselho de administração “muito satisfeito” com os resultados obtidos.