in Jornal de Notícias
O indicador de clima económico em Portugal conseguiu, em maio, um valor positivo pela primeira vez desde setembro de 2010, enquanto o indicador de confiança dos consumidores manteve a recuperação registando o valor mais elevado desde novembro de 2009.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou dos -0,2 pontos em abril para os 0,1 pontos em maio, registando o primeiro valor positivo desde setembro de 2010.
O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares), por sua vez, melhorou em maio alcançando os -29,3 pontos (dos -30,3 pontos observados em abril) e atingindo o valor mais elevado desde novembro de 2009.
A "ligeira recuperação" do indicador de confiança dos consumidores em maio - prolongando o "acentuado movimento ascendente" observado desde o início do ano passado - deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das expectativas sobre a evolução da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, refere o INE.
Ainda de acordo com o instituto, o indicador de confiança aumentou na indústria transformadora e nos serviços, diminuiu na construção e obras públicas e estabilizou no comércio.