29.5.14

Campanha do Banco Alimentar sob o lema "Receitas simples para grandes problemas"

in Jornal de Notícias

O Banco Alimentar Contra a Fome inicia, no próximo fim de semana, mais uma campanha nacional de recolha de alimentos, que este ano, pela primeira vez, terá uma campanha idêntica em Angola.

"Temos este ano a primeira campanha do Banco Alimentar em Angola", que vai decorrer em 10 superfícies comerciais angolanas, contando com o apoio de voluntários, mas também de empresas portuguesas que estão a trabalhar em Luanda, adiantou Isabel Jonet.

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome afirmou que, "apesar da realidade de Angola ser completamente distinta de Portugal", é importante "poder replicar" a outros países "o conceito e o modelo do Banco Alimentar de luta contra o desperdício para dar de comer a quem tem fome".

Esta ação "representa um novo passo no processo de lançamento de bancos alimentares noutros países de língua oficial portuguesa com o duplo objetivo de minimizar carências e lutar contra o desperdício de alimentos", sublinhou.

A campanha de recolha de alimentos em Portugal tem este ano como lema "Receitas simples para grandes problemas" e vai decorrer em 1955 lojas de todo o país, com a presença 40800 voluntários.

Sobre as perspetivas para esta campanha, Isabel Jonet disse à Lusa que "vai ser o melhor que poderá ser face às circunstâncias atuais".

"As minhas perspetivas só depois da campanha. Os portugueses já conhecem o Banco Alimentar, confiam e sabem que os produtos que dão na campanha chegam à mesa de quem mais precisa", sublinhou.

Isabel Jonet acrescentou que os portugueses conhecem a "receita simples" do Banco Alimentar, que "consiste em somar pequenas contribuições individuais para alcançar um todo muito significativo, que permite minorar carências crescentes e comprovadas" de muitos portugueses, que "doutro modo ficariam completamente desapoiados".

"Sabemos que há imensas necessidades e cá estamos para dar resposta", sustentou.

Na campanha do ano passado, foram recolhidas 2445 toneladas de alimentos, um decréscimo relativamente a 2012, quando foram angariadas 2644 toneladas.

Outras formas de contribuir

Além da tradicional campanha, os portugueses podem contribuir para o BA até 8 de junho, através da "Ajuda Vale", pedindo um vale com um código de barras específico para os produtos para o Banco Alimentar nas caixas dos supermercados.

Estes vales estarão também disponíveis, pela primeira vez, em mais de 300 postos de abastecimento de combustível.

Os portugueses também podem contribuir através da plataforma eletrónica alimentestaideia.net, que visa permitir a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal.

Segundo dados da federação dos bancos alimentares, em 2013 foram apoiadas 2254 instituições de solidariedade que entregaram os produtos alimentares a mais de 375 mil pessoas, num total de 23811 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 33935 milhões de euros).