19.5.14

Voluntários reparam casas de idosos

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai voltar a promover a iniciativa «Reparar». O objetivo é melhorar as condições de habitabilidade de pessoas desfavorecidas através da realização de reparações nas suas casas

A terceira edição da iniciativa «Reparar – Ação de Voluntariado de Reparações Solidárias» vai arrancar na próxima terça-feira, 20 de maio, e irá desenvolver-se até ao mês de junho. O projeto é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e incentiva o voluntariado corporativo. A ação solidária tem como objetivo melhorar as condições de habitabilidade de pessoas idosas desfavorecidas através da realização de reparações nas suas casas, comparticipadas pelas empresas aderentes ao projeto e efetuadas pelos seus colaboradores em regime de voluntariado.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apoia todos os dias mais de 7.000 pessoas idosas, muitas das quais vivem sozinhas e em habitações degradadas. «Associando a rede social da Santa Casa e o seu conhecimento das necessidades dos seus utentes à responsabilidade social das organizações, a 'Reparar', criada em 2011, conjuga vontades e esforços para, através do voluntariado corporativo, beneficiar casas degradadas de pessoas idosas carenciadas e isoladas», explicam os promotores do projeto, em comunicado.

Nas edições anteriores, a «Reparar» permitiu a reparação de 52 casas beneficiando assim 59 idosos. As intervenções envolveram um total de 27 empresas apadrinhadoras e 532 dos seus colaboradores que participaram como voluntários, perfazendo um total de 4320 horas de voluntariado e que totalizaram um investimento de 212.000 euros (num investimento médio de 4.000 euros por intervenção). Este ano, o objetivo é reparar 26 casas de utentes de Serviços de Apoio Domiciliário e de Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.