28.5.14

Plantações de cannabis crescem na Europa

in Diário de Notícias

As plantações de cannabis estão a crescer em toda a Europa, levando a um aumento significativo do seu consumo na forma de erva, em detrimento do tradicional haxixe (resina de cannabis), maioritariamente importado, alerta o relatório europeu sobre drogas

De acordo com a agência europeia de monitorização do fenómeno da droga (EMCDDA), estima-se que sejam consumidas por ano cerca de 2.050 toneladas de resina de cannabis (haxixe) e de cannabis herbácea (marijuana).

Há muito que a Europa é um dos maiores mercados mundiais de consumo de cannabis, sobretudo sob a forma de haxixe, maioritariamente importada de Marrocos.

No entanto, a EMCDDA revela no relatório hoje divulgado que esse mercado se encontra atualmente dominado pelos produtos herbáceos, produzidos e consumidos a nível interno, uma vez que as plantações de cannabis têm vindo a aumentar consideravelmente em toda a Europa.

Na última década, o número de apreensões de marijuana em território europeu ultrapassou o das apreensões de haxixe, com cerca de 457.000 apreensões de cannabis herbácea, para apenas 258.000 apreensões de resina, em 2012.

Nesse ano, foram apreendidos cerca de sete milhões de plantas de cannabis, quantidade duas vezes e meia superior à notificada cinco anos antes.