12.10.20

Subsídio covid-19 até 219 euros para profissionais de saúde

São José Almeida, in Público on-line

A medida está inscrita no Orçamento para 2021 e é uma reivindicação do BE e do PCP.

Com o limite de 219 euros por mês, está já inscrito no Orçamento do Estado para 2021, um subsídio extraordinário de risco para profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia de covid-19 e que lidam com os doentes infectados pelo vírus SARS-CoV-2, soube o PÚBLICO.

O subsídio extraordinário de risco representará 20% da remuneração base mensal dos profissionais de saúde, mas não pode ultrapassar os 219 euros mensais. A referência para este valor é a de que o limite deste subsídio extraordinário de risco é equivalente a metade do Indexante de Apoios Sociais.

Esta medida vigorará enquanto existir pandemia de covid-19 em Portugal e destina-se a subsidiar todos os profissionais médicos do Serviço Nacional de Saúde e do Instituto Nacional de Emergência Médica que estão ligados aos serviços de despistagem, tratamento e apoio aos doentes infectados pelo vírus SARS-CoV-2.

A criação deste subsídio extraordinário de risco para profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia de covid-19 tem sido uma exigência de vários partidos, nomeadamente do Bloco de Esquerda e do PCP e a sua inscrição no Orçamento do Estado para 2021 insere-se no processo negocial em curso entre o Governo e os partidos da esquerda.