26.3.09

CAIS renovou Protocolo Abrigo com 21 empresas por dois anos - Mecenas vão financiar iniciativas da associação de solidariedade social

in Público Última Hora

A CAIS e um conjunto de 21 empresas renovaram hoje, em Lisboa, o Protocolo Abrigo, que se destina a financiar algumas iniciativas daquela associação de solidariedade social.

"Durante dois anos (2009 e 2010), as empresas vão financiar algumas iniciativas da CAIS e colocar ao seu dispor alguns dos bens e serviços que são as suas áreas de negócio, cooperando, desta forma, para o projecto social da associação", refere a CAIS.

"Em conjunto, estas empresas demonstram que, em nome da solidariedade social, é possível ultrapassar barreiras, o que explica que empresas concorrentes se tornem aliadas em nome de um projecto maior (como é o caso da Unicer e da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas)", adianta.

O protocolo foi assinado pela primeira vez em 2003, apenas com cinco empresas, "mas agora ganha mais força e demonstra que, mesmo em tempo de crise, as empresas portuguesas mantêm o seu compromisso para com a sociedade civil".

Dos 21 mecenas que subscreveram o protocolo incluem-se a Abreu Advogados, Banco Santander Totta, BP Portugal, Competir, Controlinveste Media, CTT, DHL, Entreposto V.H., Ferneto, Fulcar, Fundação PT, Agência Lusa, Moore Stephens, Ogilvy, Prosegur Activa, Puratos, QuikEmbal, Sociedade Central de Cervejas, Staples, Sumo Publicidade e Unicer.

Além desse projecto, foi lançado hoje o Movimento de Voluntários da CAIS, com o objectivo de cativar todas as pessoas que queiram ajudar a instituição nas suas diversas iniciativas, promovendo o voluntariado.

Para a associação CAIS, "vai havendo cada vez mais, na sociedade e no mundo empresarial português, uma maior consciência de que o apoio a uma população em situação de pobreza, risco e exclusão social é da responsabilidade de todos".

Fundada em 1994, a CAIS é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, que tem como missão contribuir para o melhoramento global das condições de vida de pessoas sem casa/lar, social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco.