25.3.09

Cavaco volta a pedir rigor nos investimentos públicos

por Roberto Bessa Moreira, in Diário de Notícias

Exemplificando, sintomaticamente, com a construção de estradas, o Presidente pediu análises custo-benefícios para as obras pública. Em 'tournée' pelo Norte, chamou também a atenção para os "dramas e angústias" do desemprego.

O Presidente da República defendeu ontem que, "em Portugal, ainda há muita gente que confunde benefícios com custos". Cavaco Silva falava durante a inauguração do Museu Municipal de Penafiel, a última obra do arquitecto Fernando Távora.

Utilizando como exemplo a construção de uma estrada e a criação de uma empresa, o Presidente da República alertou para a necessidade de Portugal acertar nas decisões que vem tomando. "O país tem hoje dois desafios que não são nada fáceis. O primeiro é a competitividade. Temos de produzir bem, com qualidade, para enfrentar a concorrência que vem do estrangeiro. O segundo, tem a ver com aqueles que têm de tomar decisões que sejam acertadas relativamente aos custos e aos benefícios", disse.

"Uma estrada é toda ela custos. O benefício é o trânsito que passará nela. Se não houver trânsito, não há benefício. O investimento de um empresário é custo, o benefício é a sua produção. Se não produzir nada, não ganha", acrescentou.

Neste sentido, o Chefe de Estado defendeu que o novo Museu Municipal de Penafiel é um investimento rentável, essencialmente porque permitirá "a criação de empregos". "E é por isso que eu estou aqui. Este é um investimento que vai beneficiar muito a região."

O Museu Municipal de Penafiel é um sonho de gerações de autarcas de Penafiel que, no entanto, só começou a ganhar forma em 2002, quando foi lançado o concurso para a obra.

Sete anos depois foram investidos sete milhões de euros na transformação de um palacete setencista dos Pereira do Lago, onde funcionou um colégio, num dos mais modernos museus nacionais.

O acervo do Museu é constituído pelas colecções de arqueologia, etnografia e história local, mas também pelos artefactos encontrados durante as escavações arqueológicas no Castro Mozinho.

Dividido em cinco salas temáticas, o Museu Municipal de Penafiel dispõe de recursos e animações multimédia, como sistemas de vídeo e áudio, que procuram tornar a exposição mais apelativa, didáctica e acessível a diferentes públicos e faixas etárias.

Mais tarde, em Vila Pouca de Aguiar, o Presidente mostrou-se preocupado com o desemprego. Por detrás dos números do desemprego revelados "estão dramas e angústias pessoais em relação às quais ninguém de bom senso pode ficar indiferente", afirmou, citado pela Lusa.

Cavaco Silva iniciou ontem uma visita de dois dias ao distrito de Vila Real inaugurando o centro de investigação da empresa Transgranitos, que está a desenvolver um processo pioneiro a nível mundial para a coloração e envelhecimento artificial de granitos.

No decorrer da visita, o Presidente salientou que ninguém pode ficar "indiferente" aos números do desemprego revelados anteontem (o número de inscritos nos centros de emprego aumentou 17,7% em Fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2008, o que representa o acréscimo mais elevado desde Dezembro de 2003).

Cavaco Silva acrescentou que quem vem ao terreno e contacta com as consequências da crise económica "não fica muito surpreendido e sabe que é preciso desenhar apoios de emergência social". Sublinhou, por outro lado, que sem as pequenas e médias empresas "será muito difícil evitar a subida dos nossos números de desemprego". "Portugal não consegue enfrentar a crise sem o contributo das pequenas e médias empresas", que, acrescentou, representam 97% das empresas nacionais.

Por isso, fez questão de evidenciar o caso da Transgranitos, uma empresa que "tem sucesso, emprego e não está a pensar em reduzir o número de desempregados".