20.3.09

Bruxelas ultima posição comum sobre resposta à crise

in Diário de Notícias

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos desde quinta-feira em Bruxelas, encerram hoje a "Cimeira da Primavera" dedicada à crise económica, procurando uma posição comum sobre a necessidade de acelerar a reforma do sistema financeiro.

Em "vésperas" da Cimeira do G-20, a 02 de Abril em Londres, os 27 ultimam a posição que a Europa irá adoptar nesse encontro, mas também a aplicação do plano de relançamento da economia europeia no seio da UE, devendo reafirmar a necessidade de uma resposta coordenada entre os Estados-membros.

No âmbito do plano de relançamento e dos incentivos orçamentais, os líderes europeus chegaram quinta-feira a um "acordo genérico" sobre os projectos a serem contemplados no pacote de apoios a investimentos no quadro da crise, que contempla para Portugal uma "fatia" de 102 milhões de euros.

" saída da reunião, o primeiro-ministro José Sócrates afirmou-se satisfeito com o acordo, que deverá ser ratificado hoje, precisando que "para Portugal estão já definidos projectos no valor de 102 milhões de euros", sendo cerca de 45 milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural e desenvolvimento da banda larga, e cerca de 56 para projectos na área da energia.

O primeiro dia da reunião ficou também marcado em termos de actualidade europeia pela decisão dos líderes do Partido Popular Europeu (PPE) de apresentar a candidatura de Durão Barroso a um segundo mandato como presidente da Comissão Europeia.

A decisão, tomada numa reunião que antecedeu a Cimeira, praticamente garante a continuidade do antigo primeiro-ministro português à frente do executivo comunitário por mais cinco anos.