24.3.09

40 mil estágios profissionais em 2009

in Jornal de Notícias

O primeiro-ministro afirmou, esta terça-feira, que em 2009 haverá um aumento para 40 mil estágios profissionais.

José Sócrates afirmou também que já há 21 mil portugueses a trabalhar em programa de formação no âmbito da iniciativa "Emprego 2009".

Os dados foram avançados durante uma visita ao Centro de Serviços Partilhados da multinacional "Solvay", das áreas da energia química, farmacêutico e plásticos, em Carnaxide, depois de comentar os mais recentes números do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Segundo José Sócrates, os dados do IEFP conhecidos segunda-feira "traduzem um aumento do desemprego em Portugal, como em todos os países da Europa".

"Estamos a viver uma crise mundial sem precedentes, Mas este Governo está a fazer tudo o que se encontra ao seu alcance, canalizando o máximo de recursos públicos possíveis, para defender o emprego e as empresas", declarou o primeiro-ministro.

José Sócrates disse depois que os 25 mil estágios profissionais para jovens existentes em 2008 serão aumentados para 40 mil em 2009".

Também de acordo com o líder do executivo, no âmbito da iniciativa "Emprego 2009", lançada pelo Governo em Dezembro, "já há 21 mil trabalhadores em formação".

Também ao nível deste programa, os serviços do Estado estão a avaliar 38 mil candidaturas a estágios de formação e qualificação profissional.