24.3.09

Menos pobreza com mais respeito pelo ambiente

Cristina Santos, in Fátima Missionária

Reduzir a pobreza, explorando com respeito as imensas riquezas naturais que Angola oferece. Nisto consiste a nova fase do Projecto para a Ajuda Ambiental


“Reforçar a estratégia de redução da pobreza através da exploração sustentável das reservas naturais”, é o grande objectivo do Projecto para a Ajuda Ambiental, em Angola. É uma iniciativa do governo e do Banco Africano para o Desenvolvimento, cuja comparticipação se estende até os 90 por cento. Por um lado, trata-se de reforçar a protecção dada ao ambiente, por outro permitir um uso sustentável das reservas básicas do país.

O país “tem uma riqueza única de biodiversidade e, segundo os especialistas, uma das mais importantes de todo o continente africano”, informa a agência Fides. 35 por cento do seu território é ocupado por zonas florestais, sendo ainda o segundo país africano mais rico em plantas. A riqueza estende-se ainda ao petróleo e aos diamantes.

Os problemas ambientais verificados, como a poluição das águas, o risco de erosão do solo, assim como as alterações climáticas, obrigam a uma tomada de consciência das suas possíveis consequências. Consequentemente, verifica-se uma maior preocupação ambiental, particularmente, quanto aquilo que é necessário retirar dele.