30.3.09

Bispo do Porto diz que solução para a Sida é "comportamental"

in Jornal de Notícias

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, defendeu este domingo que "a grande solução" para o problema da sida "é comportamental”.

D. Manuel Clemente considera que o preservativo é um "expediente" que poderá ter "o seu cabimento nalguns casos". "Expedientes são expedientes, mas a grande solução para o problema da sida, como para outro tipo de problemas, tem que ser comportamental e portanto não devemos confundir o que é um expediente e o que é a solução. São coisas diferentes", sustentou D. Manuel Clemente.

Em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração de um monumento evocativo dos 200 anos do desastre da Ponte das Barcas, no Porto, o Bispo salientou que, embora possam ter "o seu cabimento nalguns casos, expedientes são expedientes".

"A solução [para o problema da sida] é de outra ordem: é comportamental", reiterou.

Num comunicado disponível no site da sua diocese, o Bispo de Viseu, Ilídio Leandro, defende que quando os doentes infectados com Sida têm uma vida sexual activa têm uma "obrigação moral de se prevenir e de não provocar a doença na outra pessoa".

"Aqui, o preservativo não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório", afirma o bispo, alegando, no entanto, que o Papa tem defendido a sua doutrina e que é natural que não afirme que "banaliza o valor, o sentido e a vivência da sexualidade".

O Papa Bento XVI disse na semana passada, numa viagem oficial ao continente africano, que a Sida não se combate só com dinheiro "nem com a distribuição de preservativos que, ao contrário, aumentam o problema".

Dias depois, o bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, defendeu que "proibir o preservativo é consentir na morte de muitas pessoas" e que as pessoas que aconselham o Papa deviam ser "mais cultas".