20.3.09

Compromisso da Igreja na luta contra flagelos

in Jornal de Notícias

O Papa Bento XVI visitou esta quinta-feira, nos Camarões, um centro de reabilitação de deficientes onde se encontrou com 200 doentes e pediu que a Igreja se comprometa "fortemente" na luta contra "os terríveis flagelos da sida, malária e tuberculose".

Ao contrário das declarações feitas por Bento XVI sobre o uso de preservativos, ontem o Papa não fez nenhuma alusão ao tema, limitou-se a expressar a sua solidariedade e conforto aos doentes e médicos do Centro Cardeal Paul Emile Leger, em Yaundé, informou a Agência EFE.

"Em presença de sofrimentos atrozes, sentimo-nos desprevenidos e não encontramos as palavras justas. Ante um irmão ou uma irmã que sofre, nossas orações, um gesto de ternura, de consolo, um olhar, um sorriso podem fazer mais do que muitos discursos", disse o Papa.

Missa para 60 mil pessoas


O último dia da visita do Papa aos Camarões começou com uma missa celebrada ao ar livre para mais de 60 mil pessoas, em Yaoundé, cuja homilia foi consagrada à família e aos pobres.

Na sua primeira missa em África, o Papa lamentou a "perturbação da vida tradicional" africana e "a tirania do materialismo", efeitos da globalização.

"A África em geral e os Camarões em particular correm o risco de não reconhecer" Deus, "o verdadeiro autor da vida", advertiu.

Bento XVI evocou ainda o "desenraizamento" trágico de inúmeros africanos, particularmente os jovens privados de recursos e lançados "para os paraísos efémeros".