31.3.09

Crise ainda não bateu no fundo, mas...

in Jornal Público

Almunia começa a ver alguns sinais menos maus


Ainda não se pode dizer que a crise económica esteja no princípio do fim, mas alguns indicadores começam a revelar-se ligeiramente menos pessimistas do que o esperado.

De acordo com Joaquin Almunia, o cenário económico "é hoje mais pessimista" do que as suas últimas previsões económicas de 19 de Janeiro, que apontavam para uma contracção do PIB na zona euro de 1,9 por cento (e 1,8 por cento no conjunto da União Europeia). Apesar disso, "alguns dados" - venda de alojamento nos Estados Unidos, índice PMI sobre as aquisições da indústria e dos serviços e indicador europeu de confiança económica - mostraram nos últimos dias, e pela primeira vez desde o início da crise, alguma desaceleração no ritmo de queda, explicou o comissário europeu responsável pelos assuntos económicos e financeiros.

"São indicações ainda muito parciais, não muito claras do ponto de vista da recuperação, mas pelo menos começamos a não ter apenas uma sucessão de dados cada vez mais negativos", afirmou. Isto, embora sublinhando que "é um pouco prematuro dizer que é o princípio do fim da crise".

Em contrapartida, "não há qualquer alteração" no bloqueio do crédito, reconheceu, sublinhando que "este é o verdadeiro ponto de estrangulamento". I.A.C.