31.3.09

Líbia: Centenas de imigrantes clandestinos desaparecidos

in TVNET

As autoridades líbias receiam que centenas de pessoas possam ter morrido no naufrágio de duas embarcações de imigrantes clandestinos com rumavam à Europa.

Confirmado está a morte de 21 pessoas, num acidente com um barco que se afundou ainda domingo e no qual seguiam 257 imigrantes, tendo sido resgatada cerca de 20 pessoas.

A este acidente soma-se ainda o de outras 342 pessoas que seguiam num segundo barco e que responsáveis líbios dão como desaparecidas, também em resultado de um naufrágio ao largo das águas da Líbia.

As 23 pessoas resgatadas com vida das águas pela guarda-costeira são de "nacionalidades africanas e árabes" e pelo menos dez das pessoas que morreram são de nacionalidade egípcia.

As operações de busca e resgate vão prosseguir.

O porta-voz da Organização Internacional para as Migrações, Jean-Philippe Chauzy, afirmou que "estas embarcações não dispõem de qualquer equipamento de salvamento. Parece que mais de 300 pessoas desapareceram no mar... não estavam a uma distância que lhes permitisse nadarem até à costa".

Dezenas de milhares de pessoas tentam todos os anos chegar à Europa através do mar, sendo a Líbia um ponto de partida muito procurado pelos imigrantes clandestinos africanos.