28.6.10

Bélgica assume presidência da UE com governo de gestão

in Jornal de Notícias

A Bélgica assumirá a 1 de Julho a presidência rotativa da União Europeia com um governo de gestão, o que não levanta quaisquer preocupações num país habituado a funcionar neste regime. O novo governo belga só deverá tomar posse em Outubro.

Um dos vencedores das eleições, o líder dos nacionalistas flamencos, Bart De Wever, reuniu-se com os presidentes da Comissão Europeia, João Manuel Durão Barroso, do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e com o comissário europeu belga, Karel de Gucht. E disse que espera ter um Governo em funções em Outubro.

De Wever foi encarregado pelo rei Alberto II de averiguar da possibilidade de ser constituída uma coligação governamental pós-eleitoral alargada.

O líder dos socialistas francófonos, o outro vencedor das legislativas de dia 13, Elio Di Rupo, declarou recentemente que o primeiro-ministro em funções, Yves Leterme, "tem toda a capacidade" para assumir a presidência da UE, que foi "muito bem preparada". Di Rupo é apontado como o mais provável chefe do próximo Governo de coligação.

A Bélgica sucede assim à Espanha na presidência da UE. Uma liderança apagada e até mesmo embaraçada, já que Madrid foi figura secundária na resposta à grave crise que se abateu sobre o euro, mas figura central das inquietações quanto a um fenómeno de contágio da situação grega.

Em plena presidência, a Espanha viu-se forçada a adoptar medidas radicais para acelerar a redução do seu elevado défice público, no meio de boatos sobre a possibilidade de ter de recorrer à ajuda europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).