23.6.10

Só redes na Net e vizinhos impedem explosão social

in Diário de Notícias

O bispo do Porto, Manuel Clemente, considerou ontem que só as redes sociais e de vizinhança têm impedido que a situação social portuguesa "expluda" e pediu soluções "em termos de futuro".

"Todo este mundo sociocaritativo", constituído por redes sociais e de vizinhança, "vai respondendo e isso vai adiando o problema ou impedindo que ele expluda", disse Manuel Clemente.

"Mas temos de pensar não apenas em termos imediatos. Portanto, tenhamos cuidado, abramos os olhos e sejamos mais solidários, porque é da nossa própria sobrevivência que se trata", sublinhou o prelado, que falava aos jornalistas na Faculdade de Economia do Porto, à margem da apresentação do livro "O que sabemos sobre a pobreza em Portugal?".

O bispo do Porto pediu também que as respostas sociais imediatas se concentrem nos desempregados de meia-idade sem formação para um mercado de trabalho que exige crescente especialização.

Considerando que "ainda se vão encontrando" ofertas de emprego especializado, absorvidas pelos mais novos e mais qualificados, Manuel Clemente disse que o "mais complicado" é o regresso ao trabalho de pessoas que "estão a meio da vida e já não têm a disponibilidade para aprender que tinham na juventude", na altura sem resposta.

Para esses, "é preciso uma resposta estrutural que, como sociedade, estamos todos à procura", preconizou. O livro "O que sabemos sobre a pobreza em Portugal?", apresentado pelo bispo Manuel Clemente, é uma obra de homenagem póstuma a Leonor Vasconcelos Ferreira, que morreu em 2008 e era considerada uma das mais reputadas investigadoras em Portugal na área da mensuração da pobreza.