30.6.10

Novo Plano Nacional de Saúde aposta no cidadão

Carina Fonseca, in Jornal de Notícias

O Plano Nacional de Saúde (PNS) para 2011-2016 aposta no cidadão: além de querer o seu contributo, na elaboração do documento estratégico, pretende “capacitá-lo”, fazer aumentar a sua “literacia em saúde”, como explicou a alta comissária, ontem, terça-feira, em Coimbra.

No entender de Maria do Céu Machado, é importante que a pessoa saiba que tem direitos e deveres relativamente à sua saúde e perceba que “a doença pode decorrer de uma opção errada que tenha feito”. E “esta capacitação tem que começar nas escolas”, onde deve haver “educação para a saúde”, mas “de uma forma interessante”, defendeu, em declarações aos jornalistas, no Fórum Regional de Saúde do Centro.

“Sites, campanhas na televisão ou cartazes” são, a seu ver, outras formas de educar os cidadãos para a saúde, ao longo da vida. E exemplificou com a experiência que o Alto Comissariado da Saúde (ACS) está a realizar, no Algarve, assente na instalação de monitores, nas salas de espera de centros de saúde e hospitais, a transmitir pequenos filmes que podem visar questões como a asma ou as alergias. A alargar ao resto do país.

O novo PNS não quer repetir o erro detectado no que agora termina - segundo a alta comissária, “não estava alinhado com os planos regionais” - e busca os contributos de todos, inclusive, do cidadão comum.

“Quisemos que toda a população, não só os profissionais de saúde, fosse envolvida e desse contributos para o Plano”, referiu Maria do Céu Machado.

“Criámos um microsite, no site do ACS, que permite que as pessoas deixem os seus contributos; e colocámos o PNS no Facebook e no Twitter”, explicou a alta comissária, acrescentando que houve mais de 10 mil visitas, mas apenas cerca de dois mil contributos. “Acho que só vou ficar contente quando tiver um milhão de contributos. Significa que 10% da população portuguesa está ciente do PNS”, afirmou.